domingo, 25 de março de 2012

Sobre a outra ressurreição.



Quando Deus criou a mulher, ficou com peninha do homem. E aí, como prêmio de consolação, ofereceu aos rapazes uma dádiva que Ele havia permitido somente à Jesus e Lázaro: o poder da ressurreição! Eles só não sobem aos céus porque tudo tem limite, mas que ressuscitam, ah ressuscitam! Nem sempre é no terceiro dia; às vezes leva anos, mas isso depende de como foi a morte. Se a mulher o matou, ele demora mais, mas, se foi um suicídio, a ressurreição é mais rápida. Independente do tempo, há um pré requisito básico para um morto ressurgir das cinzas: a mulher parecer livre. Se tem uma coisa que faz qualquer caboclo saracotear no túmulo é perceber que ele não é mais tão importante quanto um dia foi. E assim, “volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído e com o rabo entre as patas”... As mulheres, que de bobas não têm nada - e sim tudo - vão logo vestindo seus óculos de lentes cor-de-rosa, achando que o cosmos conspirou a favor do seu grande, puro e eterno amor e, enfim, tudo ficará bem.
Se tem uma coisa que mulher sabe fazer é perdoar. A habilidade de perdão das moças é como o Zorra Total, BBB ou a auto-estima elevada do Romário: ruim e eterna. São raras (e admiráveis) as exceções. Acho que foi isso: Deus deu a ressurreição aos homens, e a divina capacidade de perdoar às mulheres. “Má” que bela sacanagem, hein? Vida eterna, nem pensar? Enfim... O fato é que temos o péssimo hábito de acreditar em quase tudo que nos falam - aliás, o comportamento feminino rende pauta pra muitos outros textos - ; e uma ressurreição em nossas vidas merece tanta atenção quanto mereceu aquela da bíblia - pelo menos por algumas horas - . Só é preciso cuidado porque, na maioria das vezes, esse zumbi só está interessado em comer mesmo, e não é o nosso cérebro.
Se eu sei o que fazer? Se eu tenho dicas às mulheres ou mesmo aos homens? Bulhufas! Eu não me atreveria a fingir saber. Mortos que voltam à vida são casos complexos que devem ser cuidadosamente estudados... Ou não. Conheço gente que comemora muitas Páscoas no ano, e outros que também as lamentam; para todos os casos, o chocolate é bem-vindo. Às vezes fechar bem a tumba é garantia de levar menos sustos; Às vezes deixá-la semi aberta garante boas surpresas; outras a gente precisa saber avaliar se o morto está mais para Jesus ou Barrabás; E ainda há aquelas vezes em que dar uma de Pôncio Pilatos e jogar a vida no colo do destino é a melhor saída, porque, afinal, se ninguém sabe o dia da morte de alguém, quem dirá da ressurreição?

3 comentários:

  1. Sou da opinião que figurinha repetida não completa álbum.Então não tem essa de ressurreição.Passou e já era.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha! gente, simplesmente sensacional!
    "mas, se foi um suicídio, a ressurreição é mais rápida. Independente do tempo, há um pré requisito básico para um morto ressurgir das cinzas: a mulher parecer livre. "
    eu diria que bem mais rápida! ;)

    ResponderExcluir